Transporte de produtos, de forma geral, é uma tarefa que exige e muito das transportadoras. Quando o assunto é o transporte de produtos químicos os critérios de qualidade são ainda mais elevados.

Como é feito o transporte de produtos químicos?

Para garantir a segurança durante todo o trajeto, o transporte de produtos químicos deve ser realizado por meio de veículos e equipamentos adequados.

Contando sempre com os condutores aptos para realizar tal função, além da habilitação deve contar com diversos treinamentos. Incluindo o curso para movimentação e transporte de produtos perigosos. Mão de obra extremamente qualificada e documentos em ordem? Então espere mais um pouco, pois há outros fatores para serem levados em consideração. Como:

Tipo de equipamentos para transporte de cargas
Como explicado acima, apesar de pertencerem a mesma categoria, os produtos químicos não são iguais. Dessa forma, há equipamentos específicos para cargas especificas.

É comum associar o transporte de produtos químicos a tanques, o que não é o caso. Afinal de contas, há muita diferença entre produtos secos e molhados, granel e assim por diante. De acordo com o produto ele pode ser transportado em muitos outros veículos e equipamentos, toda via, é imprescindível que o equipamento destinado a um tipo de produto químico não transporte outro.

Outra questão importante, é o tipo de caminhão e reboque. Ambos devem ser compatíveis com as propriedades da substância transportada, pois o peso, volume e as características da carga podem desestabilizar o veículo durante o trajeto até o seu destino final.

Trajeto a ser feito
A fim de diminuir os riscos causados pela exposição aos produtos químicos, o artigo 15 da Resolução 3665/2011 determina que veículos que transportam alguns tipos de produtos perigosos devem evitar a circular em regiões com alta densidade populacional. Ou seja, próximos à reservatórios de água ou em áreas ambientalmente protegidas que possuam reservas ecológicas e florestais.

Além disso, é comum se deparar com a existência de legislações municipais ou estaduais que restrinjam a circulação de caminhões responsáveis pelo transporte de produtos químicos. Até mesmo, delimitam áreas específicas para o estacionamento, carga e descarga desses veículos.

Tal informação deve ser averiguada pela empresa responsável pelo transporte junto aos órgãos de trânsito de cada região, assim que o trajeto da carga for traçado. Dessa forma ao terceirizar o transporte de produtos químicos da sua empresa opte por uma transportadora com gestão de rotas.

Conclusão
De maneira geral o transporte de produtos químicos deve ser feito com muita cautela, contando com os equipamentos corretos, mão de obra qualificada, certificações em dia e sempre que possível seguro ambiental. Tais seguros podem e devem ser contratados sempre que houver risco de poluição ambiental ocasionado pelo produto a ser transportado.

Para o transporte ocorrer com segurança basta escolher uma transportadora que atenda todos os requisitos mencionados acima e até mais.